Bianca Fraccalvieri durante o funeral do papa Francisco. Foto: reprodução

Bianca Fraccalvieri, a jornalista brasileira que há anos trabalha no Vaticano, viveu um momento histórico neste sábado (26) ao ser escolhida para fazer a leitura em português da Oração Universal durante a missa de funeral do Papa Francisco. A cerimônia, realizada na Praça São Pedro e transmitida para todo o mundo, contou com a voz da profissional mineira de 42 anos em um dos momentos mais significativos da liturgia.

Nascida em Belo Horizonte, Bianca mudou-se para Roma em 2008 após se formar em Jornalismo. Começou como colaboradora do Vatican News, o portal de notícias oficial da Santa Sé, e aos poucos foi conquistando espaço até se tornar coordenadora das redes sociais do Vaticano, função que exerce há seis anos. Seu trabalho diário era justamente divulgar as atividades e mensagens do Papa Francisco para o mundo de língua portuguesa.

“Papa Francisco, eu posso dizer só que eu amei imensamente, intensamente do primeiro até o último dia do seu pontificado”, declarou Bianca emocionada em entrevista ao Jornal Nacional.

A proximidade com o pontífice vinha de longa data, e ela era frequentemente convidada para fazer leituras nos encontros semanais que Francisco mantinha com os funcionários do Vaticano.

Veja a fala de Bianca Fraccalvieri: 

Durante os preparativos para o funeral, Bianca coordenou uma equipe de brasileiros responsável pelos detalhes finais da cerimônia. “Foi um privilégio poder contribuir até o último momento para esse trabalho que sempre fizemos com tanto amor”, contou a jornalista, que durante anos foi responsável por publicar nas redes sociais os pronunciamentos, homilias e mensagens do Papa.

A leitura feita por Bianca ocorreu após a proclamação do Evangelho, quando são feitas as orações universais em seis línguas diferentes. O português, terceiro idioma na sequência, foi escolhido por ser uma das línguas oficiais da Igreja e por representar os mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo, especialmente no Brasil, país com o maior número de católicos do planeta.

Além do trabalho no funeral, Bianca continuou produzindo matérias para o Vatican News durante toda a semana, ajudando a contar os últimos momentos da vida do Papa e os preparativos para as cerimônias.

Seus textos e posts nas redes sociais do Vaticano foram essenciais para manter os fiéis de língua portuguesa informados sobre todos os detalhes.

O sepultamento de Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore marcou o fim de uma era para a Igreja Católica, e também um momento especial na carreira da jornalista brasileira que dedicou anos de sua vida a divulgar o pensamento do “papa dos pobres” para o mundo lusófono.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/04/2025