Uma juíza que atua no Condado de Milwaukee foi presa e indiciada em tribunal federal depois de, supostamente, ajudar um imigrante ilegal a não ser preso.

A juíza Hannah Dugan é acusada de obstrução e ocultação de individuo da prisão. Ela já esteve no tribunal e foi liberada. O advogado de defesa da magistrada destacou que a detenção de sua cliente “não foi feita em nome da segurança pública”.

Segundo os autos de acusações, os investigadores dizem que agentes do ICE foram ao tribunal de Dugan no dia 18 de abril, com a intenção de prender um imigrante mexicano que havia sido deportado em 2013, mas que as autoridades descobriram que ele voltou aos EUA de forma ilegal por sua prisão em um caso local de violência doméstica.

Quando foi informada da presença dos agentes, a magistrada ficou “visivelmente irritada”, deixou o tribunal e entrou no recinto. Testemunhas dizem que a juíza confrontou os agentes do ICE, onde exigiu a saída deles repetidamente – contudo, relatos dizem que ela supostamente teria ordenado ao imigrante e seu advogado que deixassem o local por uma “porta do júri”, que leva a uma área não pública do tribunal.

Segundo a CNN norte-americana, a detenção de magistrados por acusações federais é uma intensificação do foco do governo de Donald Trump no que se refere à imigração – tanto que o Departamento da Justiça destacou reiteradamente que vai investigar quaisquer autoridades que não auxiliem os agentes federais em temas ligados à imigração.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/04/2025