Na terça-feira (3), a empresa russa de energia Rosatom assinou um acordo com o Mali sobre o desenvolvimento de cooperação em energia nuclear e outras áreas. Uma delegação da Rosatom, liderada por Nikolai Spasski, diretor-geral adjunto para relações internacionais, e incluindo Grigori Nazarov, chefe da JSC NovaWind, subsidiária da Rosatom especializada em energia eólica, viajou para o país para se reunirem com o presidente Assimi Goita.

A viagem terminou com a assinatura de três memorandos. Bintou Camara, ministra de energia e recursos hídricos do Mali, assinou um acordo sobre o desenvolvimento de infraestrutura nuclear, enquanto Bourema Kansaie, ministro da educação superior, assinou um memorando sobre a colaboração na formação de pessoal.

Segundo um comunicado de imprensa, também foram realizadas discussões com uma delegação maliana liderada pelo ministro da economia e finanças, Alousseni Sanou. As conversas focaram em projetos de energia solar e exploração geológica. Uma parte significativa das discussões centrou-se no potencial lançamento de um projeto estratégico para a construção de uma usina nuclear de baixa potência projetada pela Rússia no Mali.

“As partes concordaram em continuar mantendo contatos próximos e periodicamente coordenar posições à medida que o trabalho conjunto progride”, informou o serviço de imprensa da Rosatom.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 04/07/2024