Recentemente ocorreu reunião do Conselho Central Palestino, órgão executivo do Conselho Nacional Palestino, órgão da OLP que serve oficialmente como parlamento palestino.

Durante a reunião, o Hamas, principal partido representante do povo palestino, e líder da Resistência Palestina, exortou pela unidade nacional palestina e denunciou que “a reunião ocorreu um ano e meio após o início da guerra e foi realizada em um formato parcial que não reflete o consenso nacional nem inclui todos os componentes do povo [palestino]“.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) também apontou a necessidade de que seja encerrada a “coordenação de segurança” entre “Israel” e a AP, um conjunto de normas que formaliza o papel da AP como lacaio de “Israel”.

Nesse sentido, o Hamas frisou que é preciso que a AP rompa os laços com “Israel”, acrescentando que é preciso “intensificar a resistência contra a ocupação e seus projetos de judaização e assentamento que visam transformar a Cisjordânia em cantões fragmentados e não soberanos“.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/04/2025