A comitiva presidencial que irá ao Vaticano para o funeral do Papa Francisco terá, além de Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, 12 parlamentares e quatro ministros de Estado. A lista de convidados foi divulgada pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira 24. O embarque está previsto para ocorrer à noite.
O pontífice morreu na segunda-feira 21 em decorrência de um acidente vascular cerebral e de uma insuficiência cardíaca. Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Ao lamentar o falecimento de Francisco, o petista afirmou que a humanidade perdeu “uma voz de respeito e acolhimento ao próximo” e relembrou seus encontros com ele em viagens que fez à Itália nos últimos dois anos.
Estarão presentes na comitiva o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP) e seus colegas Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Os representantes da Câmara serão, além de Hugo Motta (Republicanos), os deputados federais Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), Padre João (PT-MG), Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP).
Do governo, fazem parte do grupo os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Ricardo Lewandowski (Justiça), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, e o ex-chanceler Celso Amorim, hoje assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente, completam a lista. A ex-presidenta Dilma Rousseff, que mora na China e atualmente chefia o Banco dos Brics, deve se juntar à comitiva brasileira em Roma, apurou a reportagem.
Em 2005, durante seu primeiro mandato como presidente, Lula e a então primeira-dama, Marisa Letícia, compareceram ao funeral do Papa João Paulo II, que liderou a Igreja Católica por 26 anos.
À época, fizeram parte da comitiva do petista os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney. O ex-presidente Itamar Franco era embaixador na Itália e se juntou ao grupo na ocasião. O funeral de Francisco ocorrerá no sábado 26. A previsão é que a comitiva retorne ao Brasil no mesmo dia.