Após conquistar a estatueta de Melhor Filme Internacional no Oscar, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, se prepara para estrear nos cinemas da China no próximo dia 16 de maio. A exibição marca não apenas um novo passo para o cinema brasileiro, mas também uma ação simbólica de diplomacia cultural, já que a estreia foi programada para coincidir com a visita oficial do presidente Lula ao país, entre os dias 12 e 14.

Antes disso, o longa terá uma única exibição no prestigiado Festival de Cinema de Pequim, neste sábado (26). Os 625 ingressos disponíveis se esgotaram em apenas duas horas, segundo a Folha de S.Paulo, confirmando o interesse crescente do público chinês pelo cinema brasileiro. A estreia comercial está prevista para durar um mês em cartaz, num país com mais de 90 mil salas de cinema.

A chegada de Ainda Estou Aqui à China envolveu articulação intensa, liderada pela ApexBrasil. A autorização para exibição de filmes estrangeiros no país é complexa, especialmente para obras com teor político, como a história de Eunice Paiva durante a ditadura militar brasileira. Para Victor Queiroz, chefe da Apex na China, levar a produção ao mercado chinês é parte de uma estratégia mais ampla: “Temos que fugir da agenda comum”, afirmou, ao destacar o papel da cultura no fortalecimento das relações bilaterais.

Com exibições encerradas no Brasil após atingir quase 6 milhões de espectadores, o filme chegou recentemente ao Globoplay. Além do Oscar, a produção acumula prêmios importantes como o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

A estreia em solo chinês ocorre em um momento de mudança na geopolítica do entretenimento: a China anunciou restrições graduais à importação de filmes dos Estados Unidos, enquanto produções locais como Ne Zha 2 quebram recordes globais. Nesse novo cenário, o Brasil ocupa espaço estratégico, e o sucesso de Ainda Estou Aqui pode abrir caminho para mais trocas culturais entre os dois países.

__
com agências

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025