(*) Nilto Tatto

“Se o mal é contagioso, o bem também é! Deixemo-nos contagiar pelo bem”

A notícia do falecimento do Papa Francisco durante a Páscoa foi uma tragédia anunciada: a saúde do pontífice há meses já dava sinais de que sua vida terrena estava perto do fim. Ainda assim, sua partida deixa muitos fiéis desolados com a perda de uma figura tão querida e outros apreensivos com a possibilidade de mudanças no comando da Igreja Católica. Antes de nos preocuparmos com a sucessão, no entanto, é imprescindível refletirmos sobre o legado de Francisco, de acolhimento, atenção aos pobres e cuidado com o meio ambiente.

“Devemos nos perguntar seriamente se existe entre nós a vontade política para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas, assim como para ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas”

Membro da Companhia de Jesus (ou Ordem dos Jesuítas), Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, tinha um compromisso declarado com a educação e a justiça social, com muita ênfase nas questões ambientais e na renovação da Igreja Católica. Uma de suas publicações mais interessantes foi sem dúvida a Encíclica Papal Laudato Si, um documento no qual o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, fazendo um apelo à mudança e à unificação global para enfrentar a crise climática e suas consequências.

“O liberalismo desenfreado apenas torna os fortes mais fortes e os fracos mais fracos, excluindo os mais excluídos”

Para muitos representantes, inclusive de outras Igrejas, o Papa Francisco foi um líder religioso sem precedentes, que trouxe uma visão e uma missão progressistas para a Igreja Católica. Ele foi o primeiro e até hoje único Papa, por exemplo, a receber um sacerdote brasileiro de religião de matriz africana, demonstrando seu compromisso nas lutas contra o racismo e o preconceito, inclusive contra a intolerância religiosa.

É hipocrisia se dizer cristão e expulsar um refugiado ou alguém que busca ajuda, alguém que está com fome ou sede, expulsar alguém que precisa da minha ajuda

Em poucas palavras, o papado de Francisco se aproximou como nunca dos ensinamentos de Jesus. Que sua passagem pelo mundo dos homens nos sirva de lição e seja o começo da construção de um novo mundo, mais justo e sustentável.

(*) é deputado federal (PT-SP)

*As frases destacadas em negrito neste artigo são todas de autoria do Papa Francisco

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025