Nesta terça-feira (22), o governo golpista da Síria — lacaio do imperialismo e do sionismo — prendeu Khaled Khaled, representante da Jiade Islâmica Palestina no país. A organização é um partido revolucionário xiita, figura central na Resistência Palestina. Também foi detido Yasser Al-Zafri, chefe do comitê de organização do partido.
Em nota oficial, a Jiade Islâmica denunciou: “nenhuma explicação foi dada para a sua detenção, e ela foi realizada de uma maneira que nunca esperávamos presenciar por parte de irmãos cujo país sempre foi um refúgio para os sinceros e os livres — aqueles que, ao longo da história, jamais permitiram que um ocupante ou tirano prevalecesse, movidos por seu zelo pela fé e pela honra”.
A organização denunciou ainda o serviço que o regime golpista da Síria presta ao sionismo, justamente no momento em que o povo palestino trava uma luta encarniçada por sua existência: “neste momento, enquanto lutamos incansavelmente contra o inimigo sionista na Faixa de Gaza há mais de um ano e meio, sem nos rendermos, esperávamos apoio e reconhecimento dos nossos irmãos árabes — e não o contrário”.
O ataque do regime sírio contra a Jiade Islâmica faz parte da ofensiva do imperialismo contra a Resistência Palestina, o Eixo da Resistência e a luta revolucionária no Oriente Próximo. No caso específico da Jiade Islâmica, por ser um partido xiita com vínculos diretos com o Irã — assim como o Hesbolá —, o regime golpista já declarou repetidas vezes que seu verdadeiro inimigo é o Irã e os grupos revolucionários xiitas da região, e não “Israel”, que invadiu o sul da Síria e já assassinou cerca de 10% da população palestina nos últimos dois anos.
Leia, na íntegra, a nota da Jiade Islâmica sobre a prisão de seus militantes:
Em Nome de Allah, o Misericordioso, o Clemente
“E apegai-vos todos juntos à corda de Allah e não vos dividais.”
(Alcorão 3:103)
Ao nosso povo, aos nossos parentes e irmãos na amada Síria — vós, que gravastes nas páginas da história os nomes de revolucionários que sacrificaram suas vidas pela causa de Allah, pela grande causa da Ummah: Al-Quds (Jerusalém) e seus arredores. Essa terra tem sido por muito tempo o sonho de vossos heróis, que lutaram para libertá-la e orar na primeira Qibla, a abençoada Mesquita de Al-Aqsa.
Hoje marca o quinto dia desde que dois de nossos melhores quadros permanecem detidos por vós:
O irmão comandante e engenheiro Khaled Khaled, responsável pela frente síria;
O irmão comandante e engenheiro Yasser Al-Zafri, responsável pelo comitê organizador.
Nenhuma explicação foi dada para sua detenção, e ela foi realizada de uma maneira que nunca esperávamos presenciar por parte de irmãos cujo país sempre foi um refúgio para os sinceros e os livres…