Massacre de Columbine. Foto: Reprodução

O Centro de Estudos do Extremismo (COE) da Anti-Defamation League, ADL, identificou uma ameaça crescente na plataforma Roblox, amplamente usada por crianças e adolescentes.

Um estúdio denominado Active Shooter Studios (ASS) tem criado mapas e jogos no Roblox que simulam massacres reais, como os de Columbine e Uvalde, além de atentados terroristas com motivação racial, como o ataque em Buffalo.

Esses “jogos” colocam os participantes na pele do atirador ou da vítima, exibindo cenas de violência extrema, sons de gritos, sangue e até simulações de suicídios, com o objetivo de tornar a experiência de reviver esses massacres o mais realista possível.

O ASS se conecta com outras subculturas extremistas e nocivas na internet, como a True Crime Community (TCC) e a rede transnacional Com Network, que glorificam assassinos em massa e terroristas, transformando-os em figuras de culto.

Apesar de remoções, esses conteúdos continuam a ser compartilhados em servidores privados pagos, grupos fechados no próprio Roblox, no Discord e em vídeos no TikTok. Já foram identificados brasileiros envolvidos na disseminação desses materiais, conforme relatório da Stop Hate Brasil, publicado em março.

Mapa do jogo recria Massacre de Columbine. Foto: Reprodução.

Essas experiências podem dessensibilizar os jovens à violência, causar traumas e atuar como uma porta de entrada para ideologias extremistas, como o supremacismo branco e o aceleracionismo — ideias que incentivam o colapso da sociedade por meio de atentados violentos. Elas também podem redirecionar indivíduos vulneráveis para espaços privados, onde a radicalização online é intensificada.

O que pais e responsáveis podem fazer:

✅ Monitorar o conteúdo acessado por crianças em jogos e redes sociais
✅ Conversar abertamente sobre os riscos e a diferença entre ficção e realidade
✅ Ativar os controles parentais nas plataformas
✅ Denunciar imediatamente qualquer conteúdo suspeito

📢 A radicalização online muitas vezes começa em comunidades criadas a partir de jogos.

⚠ A informação e vigilância são essenciais para proteger nossas crianças e prevenir a radicalização online.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/04/2025