LGBTs sem Teto se reunem no 2º Encontro Estadual do coletivo na Bahia

Foto: Fernanda Silva

Por Fernanda Silva
Da Página do MST

Deu início na manhã desta quarta-feira (03) o 2º Encontro Estadual LGBTI+ Sem Terra na Bahia, com objetivo de estudo e formação da militância no estado. A atividade é organizada pelo Setor LGBT Sem Terra e conta com a participação da militância dos acampamentos e assentamentos de todo estado baiano.

Durante o encontro, diversas falas reafirmaram o papel do campo, que vai além da produção de alimentos, mas é também lugar de produzir vida e de construir formas livres de se relacionar afetiva e sexualmente. Lutar e construir a Reforma Agrária Popular se faz em se organizar e lutar todos os dias contra o patriarcado e o racismo que estruturam o capitalismo e suas violências.

Foto: Fernanda Silva

Para Fernanda Lima, do coletivo LGBT Sem Terra, o momento é de organização das pessoas que compõem o coletivo nos acampamentos e assentamentos espalhadas pelas regiões na Bahia.

Muito importante nosso segundo encontro estadual LGBT Sem Terra aqui no estado, onde podemos estudar e nos organizar para lutar pela terra e pela nossa existência. Neste momento, reafirmamos a importância de nossos corpos na luta pela Reforma Agrária Popular, e isso empodera e nos fortalece na luta de combate do patriarcado, do racismo e do capitalismo”

– Fernanda Lima

Durante três dias a militância segue em estudo, formação e organização com uma programação que trata de diversos assuntos, como:

  • Os desafios dos sujeitos LGBTI+ na participação ativa da política partidária, com a participação da deputada estadual (PT-PE) Rosa Amorim;
  • Ancestralidade, cultura e resistência, com Pai Wesley;
  • Políticas públicas para população LGBT, com Simmy Larrat, Secretária Nacional LGBTQIA+ do MDH;
  • Relações humanas emancipadas;
  • Resgate histórico ao longo dos 40 anos do MST;
  • Campanha contra de LGBTI+fobia no campo;
  • Diversidades na educação do campo;
  • Momentos de escuta e vivências e momento de autocuidado com Ponto de cuidados, do setor de saúde do MST.

*Editado por Fernanda Alcântara

Artigo Anterior

Julino Shinkyokushin participa do Winter Camp organizado pela Sintaema

Próximo Artigo

Ministério Público Federal obtém decisão do Superior Tribunal de Justiça para que servidores ambientais voltem ao serviço

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!