O canal InfoDigit-PC: TI & TM foi censurado e removido permanentemente do YouTube. Segundo denúncia feita com exclusividade ao Diário Causa Operária (DCO), a plataforma de vídeos alegou que o banimento ocorreu devido à violação de suas “políticas de organizações criminosas violentas”.

“Porque repostei em meu ex-canal no YouTube os dois vídeos do Partido da Causa Operária [PCO] entrevistando o Hamas, eles retiraram permanentemente meu canal do ar”, afirmou dono do InfoDigit-PC: TI & TM a este Diário.

Em seguida, o administrador do canal enviou uma contestação à plataforma da Google, exigindo que o banimento fosse revertido. O YouTube respondeu por meio de um e-mail, no qual afirma:

“Oi, InfoDigit-PC: TI & TM,

Analisamos sua contestação relacionada ao conteúdo a seguir:

Canal: InfoDigit-PC: TI & TM

Analisamos seu canal cuidadosamente e confirmamos que ele viola nossas políticas de organizações criminosas violentas. Sabemos que essa notícia pode ser frustrante, mas nosso trabalho é garantir que o YouTube seja uma plataforma segura para todos os usuários.

Como isso afeta seu canal

Seu canal não será restabelecido no YouTube.

Confira as opções de resolução.

Valeu,

Equipe do YouTube”

Desde 7 de outubro de 2023, com a deflagração da operação Dilúvio de Al-Aqsa, o YouTube e outras redes sociais, como o Instagram e Facebook, ambos da Meta, reforçaram sua política de censura contra a resistência palestina. Enquanto os defensores do sionismo permanecem intocados, qualquer defesa ou até mesmo menção à luta do povo palestino é enfrentada com repressão.

No dia 15 de outubro de 2024, por exemplo, o YouTube removeu três vídeos da Causa Operária TV (COTV) sob a justificativa de “apologia de organizações violentas ou terroristas”. Ao mesmo tempo, impediu o canal de transmitir ao vivo, enviar novos vídeos e realizar publicações na página da comunidade.

Para blindar o sionismo, YouTube volta a censurar COTV

Antes disso, em 26 de abril de 2024, a plataforma da Google informou à equipe da COTV que apagou 37 vídeos e que desmonetizou não só seu próprio canal, como também todos os canais identificados como “parceiros”: Rádio Causa Operária, Diário Causa Operária – DCO e Partido da Causa Operária – PCO.

Na época, a equipe da COTV declarou ao DCO:

“Há alguns meses, esta plataforma já havia demonetizado de maneira permanente o canal Cortes da COTV. Na ocasião, não deixamos de alertar: é questão de tempo para que medidas similares avançassem contra outros canais da nossa Rede e, especialmente, contra o principal deles, a COTV. A censura avança a passos largos.”

Escalada da censura contra PCO: YouTube desmonetiza COTV

Além da Causa Operária TV, outros canais sofreram a mesma repressão por parte do YouTube. É o caso, por exemplo, do canal The Gray Zone News, que foi desmonetizado, e do canal do jornal A Nova Democracia, que teve seu canal removido, mas que conseguiu reverter a decisão após entrar com processo na Justiça.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/04/2025