Em um dia de luto pela perda do Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21), lideranças petistas utilizaram as redes sociais para lamentar o falecimento do santo padre e exaltar seu legado. Francisco atuou para realizar uma reforma na igreja e acolher os mais pobres, defender direitos pessoais e coletivos, lutar contra injustiças e denunciar perseguições no mundo.
O primeiro papa latinoamericano atuou para que a igreja reconhecesse os direitos de pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mundo, denunciou os ataques mortais e injustos contra o povo da Palestina e levantou sua voz para pedir o combate à fome na humanidade. O presidente do PT, senador Humberto Costa, destacou que o papa deu sua última benção em um domingo de páscoa. “Humilde, forte, um pastor devoto do seu rebanho. Vítima de uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco superou a doença para surpreender os fiéis e dar aquela que seria a sua última bênção. Justamente, em um Domingo de Páscoa, em que celebramos a ressurreição de Cristo”, escreveu Humberto.
Humilde, forte, um pastor devoto do seu rebanho. Vítima de uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco superou a doença para surpreender os fiéis e dar aquela que seria a sua última benção. Justamente, em um Domingo de Páscoa, em que celebramos a ressureição de Cristo. pic.twitter.com/0d5g5hNtv4
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 21, 2025
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, exaltou a humildade em que Francisco conduziu seu papado ao longo de 12 anos à frente da Igreja Católica. “O mundo se despede hoje do Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano. Deixa um legado para todos nós de diálogo, simplicidade, humildade e trabalho em favor da Justiça Social e de quem mais precisa. Seguiremos nos inspirando em seus conselhos e ensinamentos. Descanse em paz, Papa Francisco!”, destacou.
O mundo se despede hoje do Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano. Deixa um legado para todos nós de diálogo, simplicidade, humildade e trabalho em favor da Justiça Social e de quem mais precisa. Seguiremos nos inspirando em seus conselhos e ensinamentos. Descanse em…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 21, 2025
A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou que a fé do papa caminhou junto com a busca pela Justiça. “Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz Francisco”, ressaltou.
Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerāo entre nós. Siga em paz… pic.twitter.com/b5A9ADfoJM
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 21, 2025
O Vaticano informou a morte do Papa durante a madrugada. Francisco tinha passado as últimas semanas internado em razão de uma pneumonia bilateral. Mas conseguiu superar o quadro a tempo de rezar com fiéis durante a páscoa. “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, informou o Vaticano, em comunicado.
O deputado federal Jilmar Tatto, que visitou o Papa com a secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, destacou que sob o comando do Papa, a igreja passou por uma transformação e que ele foi o Papa dos pobres. Perdemos o Papa Francisco, o Papa dos pobres. Sob seu comando, a Igreja Católica iniciou um processo de transformação. Bergoglio escolheu Francisco em homenagem ao arcebispo brasileiro Dom Cláudio Hummes, que pediu para que, em seu papado, ele não esquecesse dos pobres”, destacou.
Perdemos o Papa Francisco, o Papa dos pobres. Sob seu comando, a Igreja Católica iniciou um processo de transformação. 🖤
Bergoglio escolheu Francisco em homenagem ao arcebispo brasileiro Dom Cláudio Hummes, que pediu para que, em seu papado, ele não esquecesse dos pobres. + pic.twitter.com/mQKG0jWytN
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) April 21, 2025
O presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e destacou que a missão do Papa Francisco foi conduzida com tolerância e solidariedade. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, escreveu Lula.
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge… pic.twitter.com/bwCCXwrtJN
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025
Da redação