
As fortes chuvas entre sexta (18) e sábado (19) causaram estragos no litoral de São Paulo, com alagamentos, falta de energia e abertura de uma cratera em São Vicente. A Defesa Civil estadual mantém o Plano Preventivo até 30 de abril e já distribuiu mais de 1.500 itens de ajuda humanitária.
A Baixada Santista foi a região mais afetada. Em Guarujá, o bairro Jardim Albamar registrou 215 mm de chuva em 24 horas. Em Santos, o acumulado chegou a 279,6 mm em abril, com 99,6 mm em apenas um dia. Houve inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Em São Vicente, a cratera surgiu no cruzamento da Avenida Marechal Deodoro com a Rua Pero Lopes de Souza. O local foi vistoriado por técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Segundo o prefeito Kayo Amado, “não é o primeiro evento próximo a este edifício, mas, no momento, todas as análises dizem que não tem risco na estrutura predial”.
Perfis em redes sociais, como o @guaruja.mil.grau, viralizaram com vídeos da enchente enviados por moradores. Usuários relataram sirenes em áreas de risco e escolas abertas como abrigos. Mesmo com deslizamentos em morros como o da Biquinha e Vila Baiana, a maioria dos desabrigados optou por ficar com familiares.
Em Santos, a CET usou 14 viaturas para interdições e desvios. Na Rua Pirajá da Silva, uma árvore caiu sobre fios de alta tensão. Não há registro de vítimas. A população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou (13) 3208-1000 e receber alertas por SMS enviando o CEP para 40199.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line