Uma publicação feita pelo histórico quadro do PSDB, José Aníbal, destacou a discrepância entre os valores do acordo firmado por Tarcísio de Freitas com a mineradora Vale, quando ainda era ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, e o montante conquistado pela atual gestão Lula, em 2025.

“Tarcísio, ministro, antecipou a renovação da concessão das ferrovias da Vale do Rio Doce por míseros R$ 600 milhões. O ministro Renan Filho mandou revisar. A Vale já depositou R$ 4 bilhões em dezembro. Vai pagar mais R$ 7 bilhões e investir R$ 6 bilhões em ferrovia para interligar Rio a Vitória. Tô nem aí?”, escreveu Aníbal.

Em tom crítico, o ex-senador questiona:

“Tarcísio tem que se explicar. Como é que vendeu/deu a renovação por R$ 600 milhões e o atual ministro conseguiu, pela mesma renovação, TRINTA VEZES mais? Que ‘jestor’ é esse que ‘abre mão’ de R$ 16,4 bilhões? Ou será que o ‘tô nem aí’ para a insegurança em SP é sua marca como ‘jestor’?”

Aníbal também ironizou a postura do governador ao citar o lema da bandeira paulista:

“A bandeira de SP tem a frase ‘Non ducor, duco’. Quer dizer: NÃO SOU CONDUZIDO, CONDUZO. Covas usou a frase. E cumpriu. Recuperou a liderança do Estado. Tarcísio nem a bandeira conhece. Sobre Trump, Tarcísio escreveu ‘tá chegando a hora’. Dos brasileiros que estão sendo expulsos de lá?”

Reprodução: Instagram de José Aníbal

Contexto

Em 2020, durante o governo Bolsonaro, a Vale renovou por mais 30 anos as concessões da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Os valores de outorga definidos na época foram considerados baixos pela atual gestão federal.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que os contratos assinados anteriormente desvalorizavam os ativos públicos. Como resposta, a equipe do governo Lula reavaliou os acordos e renegociou os termos com a Vale.

Em dezembro de 2024, foi firmado um novo acordo que prevê:

  • R$ 11,3 bilhões em repactuação dos contratos de concessão;
  • R$ 6 bilhões em investimentos adicionais na malha ferroviária, incluindo a construção de um novo ramal entre Cariacica e Anchieta, no Espírito Santo.

O novo acerto tem como objetivo corrigir os valores considerados subavaliados na gestão anterior e ampliar os investimentos em infraestrutura ferroviária.

*Publicação feita com auxílio de Inteligência Artificial com checagem humana.

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Last Update: 20/04/2025