Efeito Trump: emissão de vistos dos EUA no Brasil cai 9,5% no 1º bimestre

Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Reprodução

A emissão de vistos dos Estados Unidos para brasileiros caiu 9,5% no primeiro bimestre de 2025, segundo levantamento da Viva América com base em dados do Departamento de Estado americano. Com informações da coluna de Lauro Jardim no Globo.

Entre janeiro e fevereiro, foram liberados 165.762 vistos, contra 183.188 no mesmo período de 2024. A queda acontece em meio às medidas adotadas por Donald Trump, que voltou à presidência com discursos e ações mais rígidas contra imigrantes.

O principal tipo de visto concedido no Brasil continua sendo o de turismo e negócios (B1/B2), com 158.114 emissões, número 9,8% menor do que no ano anterior. O visto de intercâmbio (J1) também teve queda, com 1.193 autorizações nos dois primeiros meses do ano, 4% a menos que em 2024. Apesar da redução, os números continuam acima dos registrados em anos anteriores, inclusive no período pré-pandemia.

Pessoa segura um cartão de residência permanente dos Estados Unidos (green card) sobre uma bandeira americana – Foto: Reprodução

Um dos poucos tipos de vistos que registraram aumento foi o green card, que garante residência permanente nos EUA. Foram 222 autorizações concedidas entre janeiro e fevereiro, um crescimento de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por outro lado, o chamado “visto de noivo” (K1) sofreu forte retração: apenas 74 foram concedidos em 2025, contra 200 no início de 2024 — queda de 63%. O visto K2, destinado aos filhos dos beneficiários do K1, também caiu, com 27,3% a menos.

O governo americano ainda não associou oficialmente as quedas às políticas da nova gestão, mas especialistas afirmam que o “efeito Trump” já começa a se refletir em parte da demanda por vistos.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Eles avisam de novo que passarão. Por Moisés Mendes

Próximo Artigo

Por que as empresas de tecnologia dificilmente voltarão aos EUA

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!