
O brasileiro Hugo Calderano fez história e venceu Lin Shidong, da China, em Macau, na manhã deste domingo, 20, na Copa do Mundo de Tênis de Mesa.
O brasileiro ganhou de virada por 4 a 1. Shidong, que completou 20 anos na última sexta-feira (18), é o atual líder do ranking. Ele é o mesatenista mais jovem a alcançar o topo do mundo.
Calderano se tornou o único mesatenista de fora da Ásia ou Europa a conquistar o título da competição.
No primeiro set, o chinês conseguiu abrir vantagem e venceu por 11 a 6. No segundo set, Calderano conseguiu trazer o jogo para ele e abriu uma vantagem de 10 a 6. Quando Shidong esboçou uma reação, o brasileiro empatou o duelo vencendo por 11 a 7. A terceira parcial foi disputada ponto a ponto, com Hugo virando o duelo ao fechar em 11 a 9.
O quarto e decisivo set foi uma aula de Calderano: 11 a 5.
Nascido no Rio de Janeiro em 1996, Hugo Calderano é muito mais do que o melhor mesatenista brasileiro de todos os tempos. Atual número 5 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), ele carrega uma trajetória marcada por precocidade, dedicação extrema e uma combinação rara de habilidade técnica com inteligência acima da média.
Hugo começou a jogar tênis de mesa aos 8 anos e, aos 14, já dava sinais de que não seria um atleta comum: deixou a casa dos pais para se mudar para São Caetano do Sul (SP), onde passou a treinar com a seleção brasileira.
Em 2013, foi o mais jovem mesatenista a vencer uma etapa do Circuito Mundial da ITTF, feito que repetiu nas categorias juvenil e adulto no mesmo ano. Um ano depois, voltou a chamar atenção ao conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China — a primeira medalha olímpica do tênis de mesa brasileiro.
O currículo não parou de crescer: Hugo é tricampeão latino-americano, tricampeão pan-americano e conquistou em 2025 a Copa da Alemanha 2024/25. Já defendeu grandes equipes internacionais, como o Ochsenhausen da Bundesliga (2014–2021 e desde 2023), o Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, e o Kinoshita Meister Tokyo, da liga japonesa T-League.
Fora das mesas, Hugo chama atenção por outros talentos. Aprendeu a ler e escrever sozinho aos 4 anos, se destacava em cálculos mentais e, ainda criança, chegou a competir em alto nível também no vôlei e no atletismo. Foi titular da seleção estadual de vôlei e campeão estadual de salto em distância na categoria pré-mirim.
É vegetariano, domina sete idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, mandarim, francês e italiano) e conhece de cor as capitais de todos os países do mundo.
Seu hobby favorito é montar cubos mágicos — tem mais de 70 na coleção e seu recorde no modelo tradicional 3×3 é de impressionantes 5,3 segundos. Nas horas vagas, também gosta de acompanhar esportes como basquete, vôlei e tênis.
Que lindo o Hugo Calderano fazendo história CAMPEÃO MUNDIAL pic.twitter.com/men0SGoqRx
— ianca (@_midnightsrain) April 20, 2025