24 HORAS SEM NENHUMA REDE SOCIAL. TOPA? Essa é a proposta da psicanalista Vera Iaconelli, que anunciou uma ação simbólica e disruptiva: a Greve Digital, marcada para o dia 21 de abril de 2025.
A iniciativa convida os usuários a ficarem um dia inteiro longe das redes sociais como forma de protesto contra os modelos de negócio predatórios dessas plataformas — que lucram com a exploração da atenção, incentivam o engajamento tóxico e colocam o bem-estar coletivo em segundo plano.
Confira abaixo a convocação completa para o #BlecautedasRedes.
Greve Digital
Em breve, com o fim da geração pré-Idade Mídia, as transformações trazidas pela internet serão completamente naturalizadas. Seus riscos e dilemas deixarão de ser questionados — serão tratados como parte inevitável da vida moderna.
Se ainda quisermos fazer algo pelo futuro, precisaremos agir com muito mais contundência. É urgente lutar pela regulação das novas mídias e de seus modelos de negócio, que distorcem a subjetividade, alimentam o ódio e incitam a violência.
O conteúdo das redes é produzido por nós, os usuários. Mas ele é impulsionado por algoritmos viciantes, pensados para capturar nossa atenção e gerar lucro — às custas do nosso bem-estar.
Somos explorados e dependentes dessas plataformas para nos informar, comunicar, trabalhar e existir socialmente. Mas temos um poder: parar.
Propomos um gesto radical e simbólico: uma greve digital. Para discutir. Para conscientizar. Para punir o modelo predatório que sequestrou a maior invenção do nosso tempo.
Greve das Redes
21.04.2025
24h Sem Redes Sociais
Leia também: