O Presidente dos EUA, Donald Trump, gabou-se durante um encontro no Salão Oval da Casa Branca, expondo sobre o quanto os seus amigos bilionários ganharam no mercado de ações depois de o republicano ter suspendido repentinamente a maioria das suas tarifas mundiais. A reunião teria ocorrido na última sexta-feira. As informações são do portal The Independent.
Antes de suspender as taxas por 90 dias, Trump escreveu na rede Truth Social: “ESTA É UMA ÓTIMA HORA PARA COMPRAR!!!!” Após o seu anúncio de suspensão das tarifas, as ações saltaram mais de 7 por cento na quarta-feira.
O mercado acabou por fechar mais de 9 por cento em alta. No mesmo dia, no Salão Oval da Casa Branca, Trump apontou para dois visitantes bilionários e disse: “Ele ganhou 2,5 milhões de dólares, e ele ganhou 900 milhões de dólares! Nada mau!“. Trump referiu-se aos investidores Charles Schwab e Roger Penske.
Os dois homens fizeram parte de um grupo de convidados composto maioritariamente por figuras notáveis do mundo das corridas. Estima-se que Schwab tenha um patrimônio de 12,9 milhões de dólares e Penske, de 5,6 milhões de dólares.
Manipulação do mercado
A Bloomberg noticiou que a quarta-feira foi o “melhor dia de todos os tempos” para os bilionários, com as pessoas mais ricas do mundo arrecadando 304 milhões de dólares à medida que os mercados disparavam.
Os ganhos inesperados de quarta-feira desencadearam acusações de manipulação de mercado e até de informação privilegiada, com críticos de Trump acusando que o presidente alertou os seus amigos ricos para comprarem ações no mercado, sabendo que uma suspensão das tarifas por sua ordem impulsionaria os preços.
Investigação
O democrata da Califórnia, Adam Schiff, pediu uma investigação do Congresso. O senador democrata do Arizona, Ruben Gallego, juntou-se a Schiff na assinatura de uma carta enviada à Casa Branca na manhã de quinta-feira para “solicitar uma investigação urgente sobre se o Presidente Trump, a sua família ou outros membros da administração se envolveram em negociações com informação privilegiada ou outras transações financeiras ilegais” com conhecimento prévio de informações não públicas sobre a mudança na política tarifária.
Para a Casa Branca, os democratas fazem “jogos partidários” após os apelos a uma investigação.
Com informações do jornal The Independent
ÚLTIMAS NOTÍCIAS