A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a disputa entre Estados Unidos e China, assim como as ambições de Vladimir Putin, estão desestabilizando a ordem mundial atual. Em entrevista ao jornal Die Zeit, a líder europeia destacou que a chegada de Donald Trump à presidência dos EUA está gerando “transformações históricas” no cenário global. Segundo von der Leyen, “o Ocidente como eu conhecia já não existe mais”.
Ela também reconheceu que as relações com os Estados Unidos se tornaram mais difíceis, especialmente após o anúncio de novas tarifas. “Todas as opções estão sendo consideradas”, disse, referindo-se a uma possível reação da Europa às medidas de Trump. As informações são do jornal espanhol La Vanguardia.
Ainda de acordo com o diário, a presidente da Comissão contestou alguns dos argumentos apresentados por Donald Trump. “É verdade que eles têm um déficit comercial conosco”, admitiu, “mas também enfrentamos um déficit em serviços digitais, que buscamos equilibrar”.
A líder alemã ressaltou que o mercado europeu continua sendo extremamente atrativo para as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, já que a população europeia desfruta de altos padrões de vida e mais tempo livre. “Isso faz com que os serviços digitais na Europa gerem lucros expressivos”, afirmou.