
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na véspera da Sexta-Feira Santa, quinta-feira (17), de uma campanha de conscientização sobre o “pé diabético” ao lado do padre Júlio Lancellotti, em São Paulo.
A ação foi realizada no Espaço de Cultura e Convivência Irmão Pedro Betancur e contou com um almoço para pessoas em situação de rua, além de um momento simbólico de lavapés.
O rito do lavapés tem origem bíblica e remete ao gesto de Jesus, que lavou os pés dos discípulos durante a última ceia, como sinal de humildade e serviço.
Durante a cerimônia, o padre Lancellotti ressaltou a importância de aproximar os gestores públicos da realidade das ruas. “Nós queremos um poder público servidor, não um poder público dominador. Um poder público que ouça a voz do povo, que lave os pés dos sofridos, que esteja do lado dos pequenos”, afirmou.
Padilha também destacou a gravidade do pé diabético, condição associada a complicações da diabetes que pode levar a infecções, feridas e amputações.
“O diabetes é uma doença silenciosa que corrói o corpo. Só no ano passado, mais de 4 mil brasileiros perderam parte do pé por causa disso”, disse o ministro de Lula (PT). “Estamos aqui para servir, como Jesus lavou os pés dos discípulos.”
💧🇧🇷🦶 'Ritual do lava-pés': Ministro Padilha e padre Júlio Lancelotti participam de evento em SP
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou nesta quinta-feira (17) o Espaço de Cultura e Convivência Irmão Pedro Betancur em São Paulo (SP).
Durante a visita, ele participou… pic.twitter.com/V0Mm93502z
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 17, 2025
Além do gesto simbólico, foram realizados exames preventivos para diagnóstico precoce da condição. A iniciativa integra uma ação nacional em parceria com o Ministério da Saúde, que ampliou a triagem em todas as 479 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo, com foco em prevenção e cuidado.
A estratégia inclui ainda a ampliação dos Consultórios na Rua, com mais de 30 equipes em operação, e da Estratégia Saúde da Família, que já conta com 1.800 equipes e 10 mil agentes comunitários atuando no atendimento primário.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line