
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, publicou nesta quinta-feira (17) uma mensagem de agradecimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o fim da greve de fome do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). O protesto durava oito dias e foi encerrado após um acordo que também deve adiar a votação de cassação do mandato do parlamentar para o segundo semestre.
“Quero te agradecer pelo espírito de conciliação e capacidade de negociação, presidente Hugo Motta! Um gesto importante nessa quinta-feira santa! Graças a Deus! Parabéns Glauber e Sâmia pela resiliência e força. Uma boa Páscoa em família!”, escreveu Lindbergh em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
Quero te agradecer pelo espírito de conciliação e capacidade de negociação, presidente Hugo Motta! Um gesto importante nessa quinta-feira santa! Graças a Deus! Parabéns Glauber e Sâmia pelo resiliência e força. Uma boa Páscoa em família! https://t.co/EK9LGDOxnA
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 17, 2025
A greve de fome de Glauber Braga teve início no dia 9 de abril como forma de protesto contra o processo que pede a perda de seu mandato, aprovado na semana passada pelo Conselho de Ética da Câmara. Durante o período, o parlamentar permaneceu nas instalações da Casa, ingerindo apenas água, soro e isotônicos. Segundo sua assessoria, ele perdeu cerca de cinco quilos.
O impasse teve um desfecho nesta quinta-feira (17), após uma reunião entre Braga e Hugo Motta. Como parte do acordo, o presidente da Câmara garantiu que, mesmo com o andamento do processo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a votação em plenário só deve acontecer após o recesso parlamentar, ou seja, no segundo semestre de 2025.
Braga tem até a próxima terça-feira (22) para apresentar recurso na CCJ. O prazo de no mínimo 60 dias para levar a cassação ao plenário, estabelecido por Motta, deu novo fôlego ao PSOL, que deve intensificar a articulação política para reverter a decisão inicial do Conselho de Ética.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line