A China tem mantido contato com as autoridades dos Estados Unidos e reitera seu posicionamento em manter uma atitude aberta em relação às consultas econômicas e comerciais, segundo o Ministério do Comércio local.
Segundo o site China Daily, as autoridades chinesas reiteraram que a imposição unilateral de tarifas é inteiramente iniciada pelos Estados Unidos, “e quem quer que tenha iniciado o problema deve encerrá-lo”.
O ministério ressaltou que os EUA devem cessar de forma imediata “a pressão extrema e a chantagem”, e que as diferenças com a China podem ser resolvidas “por meio de um diálogo equilibrado, baseado no respeito mútuo”.
Enquanto isso, as altas tarifas impostas pelos Estados Unidos têm feito com que a União Europeia concentre esforços em acordos de livre comércio com outras regiões.
“Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Europa. A China está disposta a trabalhar em conjunto com a Europa para fortalecer o diálogo e a comunicação, expandir a abertura mútua e aprofundar a cooperação prática”, disse He Yongqian, porta-voz do ministério, durante uma coletiva de imprensa em Pequim.