
O carro do deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ) foi alvejado, nesta quinta (17), na Favela de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O parlamentar estava a caminho de um projeto social em um Jeep Commander blindado quando os disparos ocorreram e não foi ferido.
O caso é investigado pela 36ª DP (Santa Cruz) e ainda não se sabe se o deputado era alvo dos criminosos ou se o episódio se tratava de uma tentativa de roubo. A Polícia Militar afirmou apenas que foi acionada para uma ocorrência de disparos de arma de fogo.
Segundo o advogado Fabio Tobias, que atua em Antares e é presidente do Instituto Lutando Por Preservação de Vidas, o deputado foi alvo de um “ataque de marginais”. Ele afirma que os criminosos dispararam mais de 30 tiros e 11 atingiram o veículo.
O parlamentar está em seu primeiro mandato e tem diversos projetos ligados à segurança pública. Ao RJ1, Sargento Portugal diz que ele e seu motorista viram dois homens armados com fuzis em um carro assim que entraram na comunidade e que os disparos cessaram apenas quando eles conseguiram deixar o local
“O Rio de Janeiro não é do carioca há muito tempo. Como morador, eu tenho medo”, afirmou em entrevista. Ele diz que foi ao local entregar um projeto e que poderia ter morrido se o veículo não fosse blindado. Veja como ficou o carro do deputado:
O carro do deputado federal Sargento Portugal foi fuzilado no Antares (milícia), em Santa Cruz. #BalançoGeralRJ
📽️ Reprodução/Record Rio pic.twitter.com/prI0a7vzy1
— Tino Junior (@tinojunior) April 17, 2025
A região é dominada pela milícia desde 2018 e tem sido palco de disputas entre grupos paramilitares e traficantes do Comando Vermelho (CV), que tentam retomar o controle do local. No dia 30 de março, o agente João Pedro Marquini, da Corregedoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, foi assassinado por criminosos no local.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line