Marcada para o dia 29 de abril, no Auditório do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, o Professor José Martins Godoy será integrado ao quadro de membros titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE). A Academia tem como missão promover o avanço da engenharia brasileira, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, o bem-estar da sociedade e a soberania nacional.
O processo de admissão na ANE se dá por meio de indicação de seus acadêmicos, com uma criteriosa avaliação curricular pela Comissão de Seleção e pelo Comitê de Ética. Após essa etapa, os candidatos são submetidos à aprovação em Assembleia Geral Extraordinária. A honraria reconhece e consolida a notável trajetória do Professor Godoy, iniciada com a graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Engenharia da UFMG, em 1968. Prosseguiu seus estudos na pós- graduação da COPPE/UFRJ e, posteriormente, na Universidade Técnica da Noruega (NTNU), em Trondheim, onde obteve o título de Doutor Engenheiro, em 1972. Como engenheiro metalurgista, teve papel de destaque no desenvolvimento da siderurgia em Minas Gerais.
Posteriormente, promoveu uma verdadeira revolução na gestão de empresas brasileiras. Foi idealizador de um inovador programa de mestrado voltado à capacitação de engenheiros nas próprias usinas, com financiamento empresarial e dissertações focadas na resolução de problemas reais da indústria metalúrgica. Mais tarde, coordenou o Programa de Gestão pela Qualidade Total, baseado no modelo japonês, na Fundação Christiano Ottoni (FCO/UFMG). O programa teve grande abrangência setorial e impactos significativos na qualidade dos produtos e na produtividade de empresas responsáveis por cerca de 50% do PIB do país.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/04/2025