Boato – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) canta “cabra safado, metido a maconheiro” durante exercício.
Análise
Um vídeo tem chamado atenção na internet e sendo compartilhado, em tons diferentes por pessoas de direita e de esquerda. Nas imagens, há um treinamento de policiais militares de Minas Gerais.
Correndo nas ruas, eles entoam um cântico. Junto ao vídeo, é dito que eles cantaram “cabra safado, metido a maconheiro”. Algumas pessoas comemoraram. Outras lamentaram e criticaram a polícia.
““Cabra safado, metido a maconheiro” Viva a PMMG”, “PM de Minas é outro nível. ‘Cabra safado, metido a maconheiro’”, ““Cabra safado, metido a maconheiro” Se as FFAA decepcionam, a PM não”, dizem algumas mensagens. Veja o vídeo:
PMs em MG:
“Cabra safado, metido a maconheiro”.
Sem mais. https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ— Lívia (@mlivic80) July 2, 2024
Checagem
Como falamos, o conteúdo se espalhou por todas as matrizes ideológicas. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo que mostra os policiais militares da PMMG? 2) A música cantada pelos policiais militares da PMMG tem os termos metido a maconheiro? 3) É comum ter fakes com vozes do tipo?
Qual é o contexto do vídeo que mostra os policiais militares da PMMG?
O vídeo mostra, de fato, uma espécie de treinamento de policiais militares de Minas Gerais. De acordo com a PMMG (que esclarece o caso em nota), trata-se de um vídeo antigo.
A música cantada pelos policiais militares da PMMG tem os termos metido a maconheiro?
Não. A própria Polícia Militar de Minas Gerais aponta que não há teor político no vídeo. “A Polícia Militar de Minas Gerais informa tratar-se de uma informação falsa, inclusive que foi retratada pela pessoa que publicou. Não há qualquer menção política no áudio do vídeo, conforme foi colocado na legenda”, apontou.
Ao ouvir o vídeo, é possível perceber que o cântico usa os termos “metido a maconheiro” e não “petista e maconheiro”. A interpretação em questão foi errada.
É comum ter fakes com vozes do tipo?
Sim. É comum que interpretações erradas de falas (quem nem sempre são claras ou foram gravadas de forma clara) gerem fake news. Um exemplo é uma fala de Lula em que ele diz “asfaltozinho” e mensagens apontavam que ele teria dito “assaltozinho”.
Fake news ❌
É falso a Polícia Militar de Minas Gerais cantou “petista e maconheiro” durante um exercício de rotina. Além de a história ter sido desmentida, o que foi falado foi “metido a maconheiro”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).