Apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama venceria o ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos este ano, segundo uma pesquisa Ipsos encomendada pela Reuters divulgada nesta quarta-feira. Ela aparece com 11 pontos de vantagem sobre o candidato republicano no levantamento.
Em cenários hipotéticos que consideram candidatos democratas além de Biden, a ex-primeira-dama tem 50% das intenções de voto, enquanto Trump tem 39%. O atual presidente, Joe Biden, aparece empatado com o ex-mandatário: ambos com 40%.
A vice de Biden, Kamala Harris, tem um desempenho parecido, empatada tecnicamente (dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais) com Trump: 42% contra 43%, respectivamente. O levantamento ainda simulou cenários com governadores do Partido Democrata: nenhum deles pontuou acima de 40% e todos perdem para o ex-mandatário.
Essa é a primeira pesquisa Ipsos feita após o debate entre Biden e Trump na CNN. O desempenho do democrata repercutiu negativamente, mas não afetou suas intenções de voto: ele aparece com 41% contra 39% de Trump.
Mesmo assim, a maioria dos entrevistados (56%) acredita que o presidente deveria abandonar a disputa. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 2 de julho com 1.070 eleitores americanos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Apesar da vantagem de Michelle Obama nas intenções de voto, a ex-primeira-dama já anunciou, em março deste ano, que não concorreria à Casa Branca. Em nota, Crystal Carlson, seu diretor de comunicação, afirmou: “Como a ex-primeira-dama já expressou várias vezes ao longo dos últimos anos, ela não vai concorrer à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha”.