Nesta terça-feira (15), o Hamas emitiu comunicado convocando à comunidade muçulmana e “todos os povos livres ao redor do mundo para que participem de uma semana global [de fúria] sob o lema ‘Gaza está chamando você‘”, declarando a próxima sexta-feira, sábado e domingo como “dias de fúria contra a ocupação e em rejeição ao apoio dos EUA“.
O partido revolucionário que lidera a Resistência Palestina apontou que “esta realidade catastrófica imposta pela ocupação em Gaza é um componente central de um ato deliberado de genocídio”, referindo-se ao bloqueio total feito por “Israel”, que impede há quase dois meses a entrada de qualquer ajuda humanitária aos palestinos.
Apelando à mobilização dos povos oprimidos de todo o mundo, o Hamas declarou que “o choro das crianças, os gemidos dos feridos e doentes e a angústia dos famintos e deslocados clamam por todas as consciências vivas do mundo”.
Em declaração separada, o chefe do Birô Político do Hamas no exterior Sami Abu Zuhri, foi enfático ao declarar que o partido revolucionário “nunca se rendeu e continua seus esforços para atender às demandas do povo palestino”. Destacando que nunca haverá capitulação perante o sionismo, Abu Zuhri declarou que “o movimento Hamas nunca levantará a bandeira branca e está usando todos os seus meios para pressionar os ocupantes”.
Ao denunciar o genocídio praticado por “Israel”, afirmou que “os ocupantes cometeram vários massacres, atacaram famílias e continuam a guerra de fome contra as crianças da nação palestina”, e igualmente responsabilizou Estados Unidos como principal apoiador: “Netaniahu está agindo de acordo com seu futuro político, e Trump é seu parceiro no assassinato dos moradores de Gaza”.
Por fim, denunciou a covardia dos Estados árabes e seus governos:
“Digo a todos os governantes dos países árabes: Que vergonha! Durante um mês e meio, nem um único pedaço de pão nem uma única garrafa de água entraram na Faixa de Gaza, e os moradores deste território estão vivendo nessas condições. Por que vocês se renderam à vontade de Netaniahu?”