
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido no último domingo (14) a uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal.
Nesta quarta-feira (16), o perfil oficial dele nas redes sociais publicou um vídeo em que ele aparece caminhando pelos corredores da unidade de saúde, acompanhado por sua equipe médica.
Segundo boletim divulgado pelo hospital, o ex-presidente apresenta “boa evolução clínica”, sem sinais de dor, sangramentos ou outras complicações no pós-operatório. A equipe médica segue com a programação de fisioterapia motora e respiratória, e mantém a recomendação de que Bolsonaro não receba visitas.
Ainda não há previsão de alta da UTI. De acordo com especialistas, a obstrução intestinal pode ocorrer devido a fatores como tumores, inflamações, hérnias, intoxicações ou aderências intestinais – também conhecidas como bridas.
▶️ Em novo vídeo, Bolsonaro aparece enfaixado andando por hospital
Segundo o último boletim médico, Bolsonaro permanece internado na UTI, com boa evolução clínica e sem dor
Leia: https://t.co/XjbUVjXESy pic.twitter.com/nvwkO2hi55
— Metrópoles (@Metropoles) April 16, 2025
No caso de Bolsonaro, a condição está relacionada às diversas cirurgias realizadas desde o atentado à faca que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial. Essas intervenções favorecem a formação de aderências, que podem bloquear a passagem dos alimentos no intestino.
Os principais sintomas de uma obstrução intestinal incluem inchaço abdominal, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases, náuseas, vômitos e cólicas abdominais. A condição exige tratamento médico imediato, podendo levar a complicações graves se não for corretamente tratada.
Desde o atentado em 2018, Jair Bolsonaro passou por ao menos seis cirurgias abdominais, a maioria relacionada a problemas decorrentes da facada. O procedimento mais recente incluiu a remoção de bridas intestinais e a reconstrução de parte da parede abdominal.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line