O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quarta-feira que as tarifas do presidente Trump provavelmente levariam a um aumento mais rápido nos preços e pesariam no crescimento econômico.

Por que isso importa

Trump fez campanha com a ideia de reduzir preços para consumidores preocupados com a inflação, mas Powell é o mais recente a sugerir que a guerra comercial de Trump pode fazer o oposto.

Em um discurso no Clube Econômico de Chicago, Powell disse que o Fed pode enfrentar um cenário difícil se a inflação aumentar junto com o crescimento econômico instável.

O que eles estão dizendo

“É muito provável que as tarifas gerem pelo menos um aumento temporário na inflação”, disse Powell, alertando sobre a possibilidade de que os efeitos inflacionários também possam persistir.

Powell disse que a duração da inflação relacionada a tarifas depende de uma série de fatores, incluindo o tempo que as tarifas levam para “repassar totalmente aos preços”.

O panorama geral

O regime tarifário de Trump — que muda de semana para semana — até agora tem sido “significativamente maior do que o previsto”, disse Powell.

“O mesmo provavelmente acontecerá com os efeitos econômicos, que incluirão inflação mais alta e crescimento mais lento”, acrescentou.

Nas entrelinhas

Tarifas podem resultar em condições econômicas semelhantes à estagflação , deixando o Fed em uma situação desconfortável.

Se a economia estagnar junto com a inflação crescente, isso forçará o Fed a escolher entre apoiar a economia (provavelmente com taxas mais baixas) ou controlar a inflação (provavelmente com taxas mais altas).

“Podemos nos encontrar em um cenário desafiador em que nossos objetivos de mandato duplo estejam em tensão”, disse Powell, que foi indicado pela primeira vez ao cargo no Fed por Trump em 2017.

“Se isso ocorresse, consideraríamos o quão longe a economia está de cada meta e os horizontes de tempo potencialmente diferentes nos quais se espera que essas respectivas lacunas sejam fechadas”, acrescentou Powell.

O Congresso atribuiu ao Fed dois mandatos: emprego máximo e estabilidade de preços.

O que observar

O Fed adotou uma abordagem de “esperar para ver”, preferindo esperar por clareza sobre a política da Casa Branca antes de ajustar as taxas de juros.

As probabilidades baseadas no mercado mostram uma chance ligeiramente maior de três cortes nas taxas do Fed este ano, de acordo com a ferramenta Fed Watch da CME.

Publicado originalmente pelo Axios em 16/04/2025

Por Courtenay Brown

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025