O Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação sobre as circunstâncias do vídeo em que policiais de São José do Rio Preto (SP) aparecem em frente a uma cruz em chamas fazendo gestos que remetem ao nazismo.

A Procuradoria-Geral de Justiça do estado informou ter requisitado “todas as informações pertinentes aos fatos ao comando do batalhão”.

A gravação foi divulgada no Instagram pelo 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia. Nas redes sociais, diversos perfis apontaram as semelhança entre o sinal dos PMs e o de nazistas e grupos supremacistas brancos.

O vídeo também mostra um brasão de fogo no chão. A redor dele, aparece a sigla Baep. Outro elemento de destaque é a presença de viaturas e de bandeiras. 

A publicação foi excluída minutos depois, após várias críticas por seu conteúdo e sua forma. 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou repudiar qualquer manifestação de intolerância e destacou que não compactua com desvios de conduta por agentes de segurança. 

Segundo a SSP, já há em tramitação um procedimento para apurar as circunstâncias do caso, que pode levar à responsabilização dos envolvidos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025