Ensaio de bloco de carnaval no Armazém do Campo, em Belo Horizonte. Foto: Dowglas Silva

Da Página do MST

Com o lema “Viva os 40 anos do MST!”, o Armazém do Campo de Belo Horizonte irá reunir a alimentação saudável produzida nos territórios de reforma agrária ao melhor da cultura popular em uma festa julina regada a fartura e diversidade. O evento ocorrerá no dia 06 de julho, na entrada do Armazém na Avenida do Contorno, número 9894.

A festa é a celebração da colheita do Movimento nos últimos 40 anos, da fartura de sua produção e da unidade da luta entre campo e cidade na construção da solidariedade de classe.

O Armazém do Campo é um espaço de disputa das ideias no coração da capital mineira, e ao longo de 7 anos de história se posicionou como uma importante ferramenta de diálogo com a sociedade sobre o projeto político, produtivo e cultural do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra em Minas Gerais.

Comida Saudável

Para celebrar a produção das famílias Sem Terra distribuídas por todos os estados do Brasil e oito regionais do MST de Minas Gerais, o cardápio do Arraiá foi planejado com a diversidade de alimentos produzida pelo MST.

Na Festa Julina, o MST traz os clássicos sabores de São João, como a canjica, os caldos e a pipoca, mas também apresenta a diversidade dos sabores da luta pela terra.

A Cozinha Popular Cidona, idealizada pelo MST, trará opções de almoço e lanche, como caldos, doces, porções e comidas típicas.

Para Maria Silva, do Setor de Produção do MST, a festa ressalta que comer e produzir comida são atos políticos. “Nessa festa a gente vai ter a oportunidade de compartilhar com a sociedade todos esses alimentos típicos de festa junina produzidos com alimentos dos nossos territórios, como nosso milho e nosso amendoim”, afirma.

Para a militante, esse é um dos diferenciais da ação. “É uma festa que se preocupa com a soberania alimentar, na nossa festa a gente vai comer milho criolo de diversas variedades. Tudo agroecológico e sem transgênicos!”, explica.

Fortalecendo a cultura popular, a festa será embalada por artistas sem terra como o grupo Mina Flor e o sanfoneiro Amauri, além da presença dos amigos e das amigas do MST na construção.

“As festas juninas são mostras da cultura camponesa brasileira: na alimentação, no embelezamento, nas danças, na alegria compartilhada. Vamos celebrar do jeito que gostamos, com festa, com celebração da nossa cultura e com muita música boa.”, afirma João Pedro, do Coletivo de Cultura do MST.

Serviço

Arraiá do Armazém do Campo BH “Viva os 40 anos do MST!”

Data: 06 de julho de 2024, sábado

Horário: 10h às 17h

Programação Cultural:

– Mesa de Teresa: 10h30

– Mina Flor: 15h

– Aula de Forró com Vito: 16h30

– Amauri e banda (forró): 18h

Entrada gratuita e entretenimento para crianças

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 03/07/2024