
Um vídeo publicado no perfil oficial do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, mostra policiais militares queimando cruzes e fazendo gestos semelhantes a uma saudação nazista.
O conteúdo, publicado nesta terça-feira (16), foi removido poucos minutos após ir ao ar, mas já havia repercutido nas redes sociais. As imagens, produzidas com drones e trilha sonora cinematográfica, mostram ao menos 14 policiais militares diante de uma cruz em chamas, durante a noite.
O vídeo também exibe uma trilha marcada por fogo e, ao fundo, a palavra “Baep” (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em chamas, ao lado de viaturas da Polícia Militar e bandeiras da corporação.
A simbologia usada e o gesto feito por alguns dos policiais — que lembra a saudação nazista — causaram indignação entre internautas, especialistas em segurança pública e entidades de direitos humanos.
ABSURDO! PM de São Paulo divulgou um vídeo em que policiais militares queimam cruzes e fazem saudação nazista. O perfil oficial no Instagram do 9° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), de São José do Rio Preto e região, no interior de São Paulo, apagou o vídeo logo em… pic.twitter.com/vCuGgJQnn1
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) April 15, 2025
A simbologia usada e o gesto feito por alguns dos policiais — que lembram a saudação nazista — causaram indignação entre internautas, especialistas em segurança pública e entidades de direitos humanos.
Segundo apuração do portal Metrópoles, o comando da unidade já foi cobrado internamente para prestar esclarecimentos sobre o conteúdo divulgado. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo também foi procurada, mas ainda não emitiu nota oficial sobre o caso.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line