Espanha vê suposta ‘motivação política’ e nega extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio

A Audiência Nacional da Espanha negou, na segunda-feira 14, um pedido do Supremo Tribunal Federal para extraditar o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, considerado foragido pelo Brasil. Cabe recurso contra a decisão.

Segundo a mais alta instância judicial espanhola, o tratado bilateral veda a extradição em casos de “crimes políticos ou conexos a estes” e “quando o Estado tem fundados motivos para supor que o pedido foi feito com o intuito de perseguir ou castigar a pessoa, por motivos de raça, religião, nacionalidade ou opiniões políticas”.

“Se a extradição for concedida, haverá um alto risco de que a situação do réu no processo penal no Brasil possa ser agravada em razão de sua opiniões políticas e sua adesão a uma ideologia particular dessa natureza”, diz um trecho da conclusão do tribunal.

O ministro do STF Alexandre de Moraes encaminhou ao Ministério da Justiça o pedido de extradição em outubro de 2024. A pasta, por sua vez, enviou a solicitação ao Itamaraty, que a repassou à chancelaria espanhola.

Oswaldo Eustáquio é alvo de dois mandados de prisão preventiva no Brasil por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito nos ataques de 8 de Janeiro. No fim de 2023, Moraes chegou a pedir a inclusão do blogueiro na lista da Interpol.

Artigo Anterior

Anúncio falso usa nome da Barilla em suposta promoção de kits de macarrão

Próximo Artigo

Falso anuncio usa el nombre de Barilla en supuesta promoción de kits de pasta

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!