Profissionais do Pentágono pedem demissão em massa nos EUA

Quase todos os profissionais do Serviço Digital de Defesa (DDS) – o braço de desenvolvimento tecnológico avançado do Pentágono – estão se desligando de seus cargos no próximo mês, em meio à pressão do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) de Elon Musk.

Segundo fontes ouvidas pelo site Politico.com, as demissões levarão ao encerramento efetivo do programa criado em 2015 para ajudar o Pentágono a adotar soluções tecnológicas rápidas em meio a crises de segurança nacional, além de impulsionar a inovação dentro do Pentágono ao estilo do Vale do Silício – levando o programa a ser conhecido internamente como “equipe SWAT de nerds”.

Com o fim desse programa, os esforços para otimizar o uso de talentos ligados ao setor de tecnologia dentro do Departamento de Defesa e o combate a drones adversários serão interrompidos. Segundo porta-voz do Pentágono, as funções do escritório seriam absorvidas pelo Escritório Chefe de Inteligência Digital e Artificial, do qual o DDS faz parte.

Entre outros pontos, o departamento desenvolveu ferramentas de resposta rápida durante a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão; criou bancos de dados para transferência de ajuda militar e humanitária à Ucrânia; e preparou tecnologias de detecção de drones.

Um ex-alto funcionário do Pentágono entrevistado pelo site descreveu a incursão do DOGE dentro do Departamento de Defesa como “prejudicial e improdutiva”.

Artigo Anterior

Professores municipais de São Paulo aprovam greve em defesa de reajuste salarial

Próximo Artigo

Supermercados BH sobe na lista da Abras das maiores redes do país

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!