O mercado chinês está aberto em princípio. A imposição indiscriminada de tarifas pelo governo americano fere os sentimentos do povo chinês, e o mercado chinês responderá de acordo. Não dificultaremos deliberadamente as coisas para a indústria cinematográfica americana, mas também respeitaremos as escolhas do mercado, disse Yuyuantantian, uma conta de mídia social afiliada ao China Media Group, na sexta-feira, enquanto o setor cinematográfico do mercado de capitais americano registrava quedas acentuadas consecutivas, chegando a estabelecer um recorde para a pior queda dos últimos anos, em resposta a uma declaração recente da Administração Cinematográfica da China de que “reduzirá moderadamente o número de filmes americanos importados”.

A indústria cinematográfica é um exemplo, e o mesmo se aplica a outras indústrias. A indústria cinematográfica é inocente, e o governo americano, obcecado com sua guerra tarifária, deveria prestar atenção à mensagem subjacente dessa tendência e recuar antes que seja tarde demais, disse Yuyuantantian.

Yuyuantantian observou que usar a indústria cinematográfica como ponto de entrada para explicar os impactos das tarifas sobre o mercado americano envia dois sinais importantes. Em primeiro lugar, muitas indústrias americanas aspiram a expandir os investimentos no mercado chinês. Se o governo americano persistir na imposição indiscriminada de tarifas, a indústria cinematográfica não será o primeiro nem o último setor a sofrer as consequências. Em segundo lugar, a redução das importações de filmes americanos não só impactará as receitas de bilheteria, como também colocará em risco os amplos interesses das empresas cinematográficas americanas na China.

Após a China anunciar o plano de reduzir moderadamente o número de filmes americanos importados, várias empresas cinematográficas americanas sofreram quedas nos preços das ações, incluindo a Walt Disney Company, a Comcast Corporation, a Sony Group Corporation, a Paramount Global e a Netflix, de acordo com Yuyuantantian.

Yuyuantantian observou que essas empresas não se dedicam apenas à distribuição e exibição de filmes, mas também têm negócios de desenvolvimento e produção, bem como integração intersetorial com setores como jogos, parques temáticos e bens de consumo. A forte queda nos preços das ações reflete as preocupações do mercado de capitais sobre o potencial impacto dos negócios com derivativos dessas empresas na China.

Além de bens físicos para o comércio envolvendo importações e exportações, a indústria cinematográfica, como um setor cultural e de entretenimento, também se preocupa com o reconhecimento de PIs dos EUA na China.

As tarifas americanas prejudicaram a conexão emocional dos consumidores chineses, e sua resposta não se manifestará apenas no desempenho de bilheteria de filmes individuais, mas refletirá mais profundamente em suas atitudes em relação a essas propriedades intelectuais, disse Yuyuantantian.

Produtos derivados de propriedades intelectuais são o principal gerador de lucro para a indústria cultural americana. Se os consumidores chineses rejeitarem propriedades intelectuais e marcas americanas, essa tendência provavelmente se espalhará para outros setores além do cinema, alertou a conta de mídia social.

Publicado originalmente pela Global Times em 12/04/2025

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Last Update: 12/04/2025