Sob gestão Tarcísio, paulistas sentem mais medo de crimes do que a média nacional, revela Datafolha

Guilherme Derrite e policiais militares durante a Operação Verão na Baixada Santista. Foto: Divulgação/SSP

A população do estado de São Paulo tem uma percepção mais negativa sobre a segurança pública do que a média nacional, segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 1º e 3 de abril. De acordo com o levantamento, 64% dos paulistas afirmam que a criminalidade aumentou nos últimos 12 meses, enquanto no país esse índice é de 58%.

O medo de ser vítima de crimes cotidianos também é mais alto em São Paulo.

No estado, 43% dos entrevistados dizem estar sempre preocupados com o risco de ter o celular roubado, contra 37% da média nacional. Quando o tema é o risco de agressões nas ruas, 29% dos paulistas dizem estar sempre em alerta, superando a média nacional dentro da margem de erro.

O levantamento mostra que o receio diante de diferentes tipos de violência acompanha os moradores do estado em diversas situações. O medo de sequestro e de bala perdida, por exemplo, aparece com dois a três pontos percentuais acima da média nacional entre os entrevistados em São Paulo. Esses dados reforçam o clima de insegurança, apesar de variações regionais nos índices de criminalidade.

A pesquisa também revela como o medo se manifesta em situações do cotidiano. Ao serem questionados sobre o receio ao ver alguém se aproximar de moto, 59% dos paulistas disseram sentir muito medo — índice próximo ao registrado no Nordeste (62%), a região com maior nível de preocupação, e acima da média nacional, que é de 55%.

Tarcísio de Freitas dobrou sua rejeição em 2 anos de governo. Foto: reprodução

Quando o cenário é o transporte público, os moradores do estado também relataram preocupação, embora em menor escala do que em outras regiões. Em São Paulo, 26% dizem sentir muito medo de assalto nesse contexto, enquanto a média nacional é de 33% e, no Nordeste, o índice sobe para 46%.

Segundo o Datafolha, foram entrevistadas 1.500 pessoas no estado de São Paulo e 3.054 em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para os resultados estaduais e dois para os nacionais. A pesquisa apontou ainda que a percepção de insegurança em São Paulo é semelhante à do restante do Sudeste, com variações dentro da margem de erro.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

“Fila de urgências” alivia pressão sobre Hugo Motta no encaminhamento do PL da anistia

Próximo Artigo

MST se solidariza com Glauber Braga

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!