O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de não cumprir com o acordo de cessar-fogo no Mar Negro, após um novo ataque em grande escala ao território ucraniano.

O ataque foi realizado poucas horas depois do acordo de trégua entre os bombardeios no Mar Negro e contra instalações de energia, envolvendo o lançamento de mais de 100 drones.

“Lançar ataques assim, em uma escala tão grande, após negociações de cessar-fogo, é um sinal claro para o mundo inteiro de que Moscou não busca uma paz real (…) Deve haver também pressão clara e uma ação forte do mundo contra a Rússia – mais pressão, mais sanções dos Estados Unidos – para frear os ataques russos”, escreveu Zelensky na rede social X.

Segundo os militares ucranianos, Moscou lançou 117 drones, atingindo edifícios em Kryvyi Rih, cidade natal de Zelensky, e na fronteira de Sumy, já na região leste de Donetsk, onde três pessoas morreram nas últimas 24 horas devido aos bombardeios, informou o governador Vadim Filashkin.

Do lado russo, autoridades relataram a morte da jornalista Anna Prokofieva, do canal estatal Pervy Kanal, após a explosão de uma “mina inimiga” na região de Belgorod, fronteira com a Ucrânia. Segundo a emissora, a equipe de reportagem passou por cima do explosivo, causando a detonação. Um cinegrafista ficou ferido e está em estado grave no hospital.

O acordo entre Kiev e Moscou para evitar mais atentados em áreas estratégicas foi firmado após negociações com representantes americanos na Arábia Saudita. No entanto, a aplicação da trégua segue indefinida, pois Kremlin exige a suspensão de sanções ao seu banco agrícola, a outras instituições financeiras e a empresas envolvidas na exportação de alimentos, além da readmissão no sistema de pagamentos internacionais controlado pelos EUA.

Em meio ao conflito, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o diálogo com os americanos segue de forma “intensiva” e tem sido “pragmático e construtivo”.

“Estamos satisfeitos com a forma pragmática e construtiva como este diálogo está se desenvolvendo, que, além disso, está dando resultados”, declarou Peskov.

Enquanto isso, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, disse em entrevista à rede Newsmax que acredita no interesse russo em encerrar a guerra, porém, sugeriu que Moscou pode estar dificultando as negociações.

“Acho que a Rússia quer ver um fim para isso, mas pode ser que eles estejam ‘arrastando os pés’. Eu fiz isso ao longo dos anos “, afirmou Trump.

*Com informações do portal O Globo.

Leia mais:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/03/2025