Os governos da Rússia e dos Estados Unidos fecharam um acordo sobre a iniciativa do Mar Negro, de forma a garantir navegação segura na região e a proibição do uso de embarcações comerciais para fins militares.
“De acordo com o acordo entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, ambos os lados se comprometeram a implementar a iniciativa do Mar Negro”, indica texto elaborado após consultas de especialistas em Riad, e divulgado no site do Kremlin.
Segundo a agência russa Tass, a iniciativa em questão “inclui garantir navegação segura no Mar Negro, abster-se do uso da força e proibir o uso de embarcações comerciais para fins militares, ao mesmo tempo em que estabelece medidas de controle apropriadas por meio de inspeções de tais embarcações”.
As consultas realizadas pelas autoridades russas e norte-americanas foram realizadas em Riad, capital da Arábia Saudita, e duraram mais de 12 horas.
O assessor presidencial russo Yury Ushakov destacou que o foco dos negociadores esteve concentrado na iniciativa de grãos do Mar Negro, de forma a ajudar a escoar grãos ucranianos dos portos do Mar Negro e normalizar a exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos para os mercados mundiais.