
O cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário “Sem Chão” (“No Other Land”), vencedor do Oscar 2025, foi libertado nesta terça-feira (25) após ter sido agredido e sequestrado por colonos israelenses na Cisjordânia ocupada.
“Hamdan Ballal está livre e prestes a voltar para casa”, informou seu colega israelense Yuval Abraham, que também dirigiu a obra, em publicação no X.
Hamdan Ballal is free and is about to go home to his family
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 25, 2025
De acordo com o cineasta israelense, Hamdan passou a noite algemado e vendado em uma base militar de Israel, onde foi espancado por soldados.
“Após o ataque, Hamdan foi algemado e vendado a noite toda em uma base do exército, enquanto dois soldados o espancavam no chão, segundo sua advogada Leah Tsemel, depois de falar com ele agora há pouco. Ele ainda está retido na delegacia de polícia de Kiryat Arba”, afirmou Abraham.
After the assault, Hamdan was handcuffed and blindfolded all night in an army base while two soldiers beat him up on the floor, his lawyer Leah Tsemel said after speaking with him just now. He's still held in the Kiryat Arba police station.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 25, 2025
A agressão
A agressão ocorreu na segunda-feira (24), quando um grupo de colonos israelenses invadiu a vila palestina de Susiya, próxima a Hebron, onde Ballal participava de uma celebração do Ramadã. Segundo Yuval Abraham, o cineasta palestino foi espancado, sofreu ferimentos na cabeça e no estômago e acabou levado a um local desconhecido.
O prefeito da vila, Jihad Nawajaa, disse que os colonos atacaram a reunião e tentaram roubar ovelhas de moradores palestinos. “Dezenas de colonos atacaram a reunião no Iftar (fim do jejum diário)”, disse Nawajaa. “Os jovens saíram para impedi-los, e houve cerca de oito feridos do nosso lado.”
As Forças de Defesa de Israel (IDF) admitiram ter prendido Hamdan Ballal, alegando que ele fazia parte de um grupo de palestinos que arremessava pedras contra colonos. No entanto, negaram que o cineasta tenha sido retirado à força de uma ambulância, como denunciado por Abraham.
O cineasta palestino e codiretor do documentário vencedor do Oscar “No Other Land”, Hamdan Ballal (centro), foi sequestrado por “israel” após ataque de colonos judeus supremacistas no vilarejo de Susya, Cisjordânia Ocupada. Ele ficou ferido no ataque.
Ainda não temos informações… pic.twitter.com/26hJ9eRp8I
— FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil (@FepalB) March 24, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line