
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou em entrevista à CNN neste domingo (23) que Alexandre de Moraes “não é suspeito coisa nenhuma” para relatar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito pessoas, incluindo Jair Bolsonaro (PL), por suposta participação em uma trama golpista. O julgamento ocorrerá nos dias 25 e 26 de março.
Segundo Britto, Moraes tem “condições plenas” de atuar como relator e conduzir o processo com tecnicidade, objetividade e isenção. Ele destacou a experiência do ministro, que já ocupou diversos cargos públicos.
Na última quinta-feira (20), o STF decidiu que Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin estão aptos a julgar a tentativa de golpe após as eleições de 2022. No entanto, a defesa do general Braga Netto questiona a imparcialidade de Moraes, alegando que ele seria vítima indireta da trama.
A acusação da PGR e o relatório da Polícia Federal (PF) indicam que o suposto plano golpista envolvia o assassinato de Moraes, do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin. Mesmo assim, Britto reforça que sua análise sobre a atuação de Moraes é “estritamente técnica e pessoal”, rejeitando qualquer suspeição.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line