Copom aumenta novamente a Selic e afeta a população mais pobre

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu impor nova alta na taxa básica de juros, a Selic. O Copom decidiu elevar a Selic em um ponto percentual, saltando de 13,25% para 14,25%. Com a decisão, a taxa de juros atingiu o maior valor desde outubro de 2006. Este é o quinto aumento seguido, o que incide nas taxas de juros cobradas por instituições financeiras.

Setor automotivo cresce 10% sob Lula; Toyota anuncia investimento bilionário

O presidente Nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), afirmou que o partido continuará cobrando queda da Selic. “O presidente Lula sempre teve uma posição crítica quanto à taxa de juros, assim como o PT. Esperamos que, daqui para a frente, o Banco Central possa mudar o seu posicionamento e comandar um processo de redução das taxas de juros. Nossa expectativa é que, a partir de julho, a Selic comece a cair”, disse.

As mudanças na Selic levam de seis a 12 meses para fazer efeito na economia, com o fenômeno chamado de “horizonte relevante”. Com isso, pode ocorrer um desestímulo para acesso ao crédito por parte da população nos próximos meses.

Os juros elevados também podem reduzir o consumo da população, o que pode levar a um menor crescimento econômico e gerar desemprego. Atualmente, o Brasil registra aumento substancial na geração de emprego com carteira assinada, chegando à situação de pleno emprego.

O senador Humberto Costa destacou que a elevação dos juros prejudica a economia do país. “O aumento da taxa de juros leva ao comprometimento do crescimento do Brasil”, ressalta.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) contrastam o cenário de elevação da Selic apontado pelo BC. Em 2024, foram criadas mais de 1,6 milhão de vagas com carteira assinada no país. O crescimento foi de 16,25% em relação ao ano anterior.

Artigo Anterior

Homem é preso ao tentar entrar na Câmara com pistola

Próximo Artigo

CPI das Apostas aprova investigação de tio de Paquetá por suspeita de manipulação de jogos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!