Tarifas de Trump aumentam incerteza para comércio global

A proposta do presidente dos Estados Unidos Donald Trump em impor “tarifas recíprocas” aumenta as incertezas em torno do comércio internacional.

A apreensão ganhou força depois que o governo dos Estados Unidos aumentou as tarifas globais de aço e alumínio para 25% e estabeleceu um prazo de 2 de abril para implementar tarifas recíprocas — equiparando as tarifas dos EUA sobre produtos estrangeiros às taxas que esses países impõem aos produtos dos EUA.

Após a retaliação canadense e da União Europeia, Trump ameaçou os europeus com a cobrança de uma “tarifa de contra-contra” de 200% sobre produtos alcoólicos europeus.

Em linhas gerais, esse é um dos desdobramentos das medidas tarifárias anunciadas por Trump sob seu chamado “Plano Justo e Recíproco”, um memorando presidencial que ele assinou em 13 de fevereiro para abordar “desequilíbrios de longa data” no comércio global.

A proposta norte-americana estabeleceria diferentes taxas tarifárias para diferentes países com base em uma avaliação abrangente de sua abertura comercial, mas especialistas argumentam que a política comercial está minando o sistema de comércio global, criando incertezas para empresas globais e, eventualmente, saindo pela culatra para a economia dos EUA.

“Se o mundo embarcar no caminho para uma guerra comercial, isso terá um impacto extremamente negativo nas perspectivas de crescimento da economia global”, disse o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, à agência chinesa Xinhua em uma entrevista. “Aumentos em tarifas e cotas são um choque negativo de oferta, especialmente se acompanhados de retaliação. Esse círculo vicioso deve ser evitado”, ele disse.

Leia Também

Artigo Anterior

Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no AM

Próximo Artigo

Guerra comercial: Canadá quer cortar acesso dos EUA ao PornHub

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!