Kataguiri quer criar título de ‘herói do Tesouro’ para quem contribuir com IR extra

A Câmara dos Deputados discute um projeto de lei de Kim Kataguiri (União-SP) que cria um programa de adesão voluntária para os cidadãos que desejarem contribuir mais com o Tesouro Nacional por meio do Imposto de Renda.

O possível programa, a ser chamado de Heróis do Tesouro, permitiria que contribuintes adicionassem pelo menos 5% à alíquota de seu Imposto de Renda, como uma porcentagem extra sobre a renda tributada.

Kataguiri argumenta no projeto que muitos brasileiros querem “colaborar de forma mais ativa para o fortalecimento das finanças públicas e a promoção do bem-estar coletivo”, mas não encontram um mecanismo formal.

Segundo o deputado, apesar de não oferecer vantagens materiais, o título de herói ou heroína do Tesouro promoveria “um senso de pertencimento e engajamento social”.

Se a Câmara e o Senado aprovarem o projeto, haverá a criação de um cadastro público de doadores, com a lista de quem aderiu ao programa e as alíquotas escolhidas.

Antes de chegar ao plenário da Câmara, a proposta passará pelas comissões de Cultura, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.

(Com informações da Agência Câmara)

Artigo Anterior

Vereador Pablo Almeida mira voos mais altos

Próximo Artigo

Fintech deixa vazar dados de 25 mil chaves Pix, diz Banco Central

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!