Cia. de genro de Trump financia assentamentos ilegais de ‘Israel’

A empresa de genro do presidente norte-americano Donald Trump , Affinity Partners de Jared Kushner, assumiu o controle acionário majoritário de uma companhia de “Israel” que apoia financeiramente a construção de assentamentos ilegais em territórios palestinos ocupados. Com bilhões de dólares provenientes de fundos soberanos da Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos, a firma adquiriu cerca de 10% da Phoenix Financial desde sua fundação em 2021.
Essa última companhia, por outro lado, é especializada em seguros e gestão de ativos, e possui participações em 11 empresas públicas e uma privada, conforme investigação do sítio Middle East Eye, todas conectadas a assentamentos na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã, território sírio também ocupado pelo ditadura sionista. Esses investimentos, avaliados em US$4,5 bilhões, incluem setores como bancos, telecomunicações, energia, transporte, engenharia e varejo.
A ONG Who Profits revela que a Phoenix detém 80% de um shopping em um assentamento em Jerusalém Oriental e financia projetos na Cisjordânia e Golã. Kushner, que articulou os Acordos de Abraão em 2020, normalizando relações entre “Israel” e nações árabes, expressou interesse em novos acordos com a Arábia Saudita. Mais de 700 mil israelenses vivem em 230 assentamentos desde 1967, considerados ilegais pelo direito internacional e pelas Convenções de Genebra.
Artigo Anterior

Jurji Habib Hanania, o fundador do jornal al-Quds

Próximo Artigo

Hamas: investigação da ONU prova crimes monstruosos de ‘Israel’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!