O IGet, índice desenvolvido pelo departamento econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento no varejo e no setor de serviços em fevereiro de 2025.

Após um início de ano com retração, a atividade econômica demonstrou sinais de recuperação.

Crescimento nos serviços e recuperação no varejo

O IGet Serviços registrou alta de 2,4% em fevereiro na comparação com janeiro, revertendo a estabilidade do mês anterior.

No entanto, no comparativo anual, houve uma leve queda de 0,5%.

O setor de alojamento e alimentação teve redução de 0,7%, marcando a terceira queda consecutiva. Já os demais serviços avançaram 1,3%.

No comércio, o IGet Varejo Ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, cresceu 1,3% no mês, após retração de 0,8% em janeiro.

Na comparação anual, o crescimento foi de 5,2%.

O IGet Varejo Restrito, que exclui veículos e materiais de construção, avançou 2,1% no mês e 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segmentos que mais cresceram

No varejo restrito, o único segmento com desempenho negativo foi o de vestuário, com queda de 0,8%.

Por outro lado, destacaram-se os setores de:

  • Outros bens de uso pessoal: +10,4%
  • Móveis e eletrodomésticos: +8,0%
  • Artigos farmacêuticos: +2,5%

No varejo ampliado, o segmento de automóveis, partes e peças cresceu 3,3%, enquanto os materiais de construção ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,1%.

Perspectivas para a economia

Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet, avalia que o comportamento do varejo e dos serviços em fevereiro reflete uma retomada econômica.

“Os dados mostram uma recuperação após os resultados fracos do início do ano, indicando resiliência da atividade. Ainda assim, é essencial monitorar os impactos das recentes altas das taxas de juros sobre o consumo”, explica.

Metodologia do índice IGet

O IGet utiliza dados de transações do mercado de adquirência nacional para acompanhar a atividade econômica no varejo e nos serviços prestados às famílias.

A análise considera receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam a Getnet como meio de pagamento de forma recorrente.

A amostra contém dados anonimizados de empresas de diferentes portes e regiões, tornando o índice um termômetro relevante para esses segmentos no Brasil.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/03/2025