Guardando dinheiro na garrafa

A família Moreira Salles fez uma oferta para assumir o controle da Verallia, líder europeia em embalagens de vidro para bebidas e alimentos e terceira maior do mundo. Presente em 12 países, a empresa opera 32 fábricas, três delas no Brasil.

O desafio, caso a aquisição se concretize, será reposicionar a Verallia para enfrentar um cenário desafiador. As embalagens plásticas avançam no segmento de alimentos, enquanto o setor de cervejas — principal mercado das embalagens de vidro no Brasil — enfrenta dificuldades nos últimos anos.

A pandemia acelerou essa transformação. O consumidor teve uma experiência positiva com as latas de alumínio e, somado ao preço mais competitivo, isso reduziu a preferência pelo vidro. O impacto já aparece nos números: há alguns anos, embalagens de vidro representavam 60% do mercado. Hoje, as latas já dividem esse espaço com leve vantagem, segundo a Nielsen.

No segmento de cervejas low price, a lata domina com 64,53% de participação. Já no mercado premium, o vidro ainda lidera (62,44% contra 37,56%), mas essa diferença encolheu 4% em 2024. O problema? O segmento premium dita tendências e pode arrastar os demais.

Artigo Anterior

A fritura de Nísia nos alerta: a saúde pública não pode continuar refém da política partidária

Próximo Artigo

A guerra de Buenos Aires. Por Moisés Mendes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!