A guerra na Faixa de Gaza está prestes a completar 9 meses. O exército sionista demonstra claros sinais de exaustão. As duas principais frentes que estão o derrotando são a Faixa de Gaza, onde o Hamas lidera a luta de diversas organizações da resistência, e ao norte o Hesbolá, que todos os dias ataca “Israel” a partir do Líbano. As frentes mais ativas que estão distantes são a da resistência iraquiana e do Iêmen, mas apesar da distância causam um grande impacto. As principais operações da resistência em 30 de junho foram:
Operações das Brigadas Al-Qassam (Hamas):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas al-Quds, bombardearam os agrupamentos militares israelenses que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro.
- Alvejaram as forças israelenses estacionadas no eixo “Netzarim”, ao sul da Cidade de Gaza, com foguetes de 107 mm.
- Alvejaram os agrupamentos de forças israelenses que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro de grosso calibre.
- Alvejaram um agrupamento de forças israelenses que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro.
- Alvejaram e destruíram um transportador de tropas israelense “Namer” com um projétil al-Yassin 105 ao sul do bairro de Tal Al-Haua, na Cidade de Gaza.
- Alvejaram as salas de comando e controle do exército israelense no eixo “Netzarim” com foguetes de curto alcance “Rajoom” de 114 mm.
- Alvejaram e destruíram dois tanques “Merkava” com projéteis al-Yassin 105 no bairro de Shujaia, na Cidade de Gaza.
- Alvejaram um transportador de tropas “Chezarit” e um trator militar “D9” com projéteis “al-Yassin 105”, ao sul do bairro de Tal Al-Haua, na Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa:
- Em uma operação complexa usando uma saraivada de foguetes e projéteis de artilharia, a unidade de foguetes do grupo alvejou as forças israelenses no posto de controle do eixo Sala al-Din.
- Alvejaram o posto de controle “Netzarim” ocupado por forças israelenses no eixo da rua Rashid com uma saraivada de foguetes tipo 107.
- A unidade de artilharia do grupo alvejou as forças israelenses posicionadas perto da Escola Badr com um número de projéteis de morteiro de 60 mm.
- Em uma operação conjunta com as forças de Omar al-Qasim, alvejaram os agrupamentos militares israelenses estacionados nos eixos de avanço no bairro de Shujaia, ao redor da rua al-Baltaji, com uma saraivada de projéteis de morteiro.
- Alvejaram um grupo de forças israelenses e seus veículos militares com uma saraivada de projéteis de morteiro nos eixos de avanço na cidade de Rafa, no sul da Faixa de Gaza.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas do Mártir Omar Al-Qasim, alvejaram um agrupamento de soldados israelenses e veículos militares que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro padrão de 60 mm.
- Envolveu-se em intensos combates com forças israelenses que invadiam o campo de al-Fara, na cidade de Tubas, usando metralhadoras e dispositivos explosivos.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas do Mártir Omar al-Qasim, alvejaram um agrupamento de soldados israelenses e seus veículos militares que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro padrão de 60 mm.
- Alvejaram agrupamentos de forças israelenses localizados nas proximidades de Tal Zorob com uma saraivada de foguetes tipo 107.
- Alvejaram as forças israelenses estacionadas no eixo “Netzarim” com uma saraivada de foguetes de 107 mm e projéteis de morteiro de grosso calibre.
Operações das Brigadas Al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Alvejaram um agrupamento de soldados israelenses e seus veículos militares nas proximidades do cruzamento de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, com uma saraivada de projéteis de morteiro.
- Detonaram duas bombas terrestres em veículos militares israelenses avançando a sudoeste da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um grupo de soldados israelenses e seus veículos militares com projéteis de morteiro de grosso calibre nos eixos de avanço na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
- Atiraram em um soldado israelense no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Envolveram-se em intensos combates com soldados israelenses usando metralhadoras e armas antipessoal na rua Ikhlil, a leste do bairro de Shujaia, na Cidade de Gaza.
- Alvejaram o local militar “Nahal Oz” com foguetes tipo 107.
Operações das Brigadas dos Mujahideen (Movimento Mujaidim Palestino):
- Alvejaram o local “Nahal Oz” a leste da Cidade de Gaza com uma saraivada de foguetes.
Operações das Forças do Mártir Omar al-Qasim (FDLP):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas dos Mártires de al-Aqsa, alvejaram um agrupamento de soldados israelenses e veículos militares que penetravam no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com projéteis de morteiro padrão de 60 mm.
Operações das Brigadas do Mártir Abdulqader Al-Husseini:
- Alvejaram as forças israelenses estacionadas no eixo “Netzarim” com uma saraivada de foguetes de 107 mm.
Operações do Hesbolá (Líbano)
Setor Oriental:
- Alvejaram o quartel-general do Batalhão “Sahel” nos quartéis de “Beit Hillel” com um míssil Falaq.
- Alvejaram um edifício usado por forças israelenses no assentamento de “Metula” com armas apropriadas.
- Lançaram um ataque aéreo com um esquadrão de drones de ataque no quartel-general dos batalhões blindados da 188ª Brigada nos quartéis de “Rauia”.
- Alvejaram a oficina militar dos quartéis de “Beit Hillel” com um míssil Falaq.
- Alvejaram o local de Ruaisat al-Qarn nas Fazendas Shebaa ocupadas no Líbano com foguetes.
- Alvejaram o local de al-Samaqa nas colinas ocupadas de Quifar shuba no Líbano com foguetes.
Setor Ocidental:
- Alvejaram um edifício usado por soldados israelenses no assentamento de “Iir’on” com armas apropriadas.
- Alvejaram o quartel-general da 91ª Divisão nos quartéis de “Branit” com um míssil pesado Burkan.
- Alvejaram as posições de artilharia militar israelense em “Khirbet Ma’ar” com foguetes.