A deputada do Paraná assume no lugar de Gleisi Hoffmann, a nova ministra de Articulação Política do Governo Lula.
A Bancada do PT na Câmara dos Deputados recebeu uma nova integrante na tarde desta terça-feira (11/3). Tomou posse a deputada federal Lenir de Assis (PT-PR). A mais nova integrante da bancada petista na Casa assume o mandato em substituição a Gleisi Hoffmann (PT-PR), que foi empossada como ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. Primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) na última eleição para a Câmara Federal, Lenir de Assis exercia o mandato de vereadora em Londrina, no Paraná.
Em seu primeiro pronunciamento no plenário da Casa, a parlamentar destacou que trabalhará em defesa dos mais vulneráveis e se colocou a serviço da população brasileira e do projeto de governo do Presidente Lula. “Chego com um firme propósito: meu projeto é vida digna para as pessoas, com acesso à moradia, ao trabalho e renda, à educação, à saúde, à alimentação saudável, à cultura, ao meio ambiente preservado, à assistência social, à promoção da agricultura familiar e à agroecologia”, pontuou a deputada.
Leia mais: Lenir de Assis assume na Câmara Federal com foco em direitos das mulheres e saúde pública
Trajetória
Durante o discurso, Lenir de Assis lembrou o começo de sua trajetória, sempre em defesa das causas sociais e da garantia de direitos em pastorais, movimentos sociais, MST e outros. “Foram os trabalhadores rurais sem terra que me levaram à luta por justiça social”, disse Lenir. Ela destacou que chegou ao PT “ por acreditar que ele é a maior ferramenta de mudança social do Brasil”.
A parlamentar observou ainda o importante papel da mulher no cenário político. “É uma honra para mim chegar aqui por uma vaga aberta por outra mulher, Gleisi Hoffmann, que assume um papel fundamental junto ao governo do Presidente Lula de articular e de dialogar em favor do País”, ressaltou Lenir.
Agradecimentos
A deputada aproveitou para renovar seu compromisso com as demandas de Londrina, do Paraná e do Brasil. “É uma honra estar junto dessa bancada que honra a democracia, de companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores, partidos de esquerda, campo progressista e a minha federação. Manterei o diálogo com os deputados e as deputadas, mas assumo também uma luta incansável contra todas as formas de intolerâncias e ataques ao nosso Estado Democrático de Direito”, concluiu.
Biografia
Lenir de Assis vem de uma família numerosa e muito unida. Nasceu em Guaravera, distrito de Londrina-PR. Aos oito anos mudou-se com todos para o Parque Ouro Branco, em Londrina, onde mora na mesma casa até hoje com o pai, seu Benedito.
A trajetória de Lenir é construída na defesa das causas sociais e na luta pela garantia de direitos daqueles e daquelas que mais precisam. O inconformismo com a injustiça social começou na adolescência e a levou para os grupos de jovens, pastorais sociais, comunidades eclesiais de base, movimentos sociais, sindicais, de mulheres.
Entrou para o Partido dos Trabalhadores pelo qual foi eleita vereadora quatro vezes (2008, 2012, 2020, 2024). Em 2022, foi eleita suplente de deputada federal, com 17.103 votos.
Fez graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia, com tema sobre o Movimento Sem Terra, sempre na Universidade Estadual de Londrina. Mantém uma relação estreita com as universidades. Em todos os seus mandatos, foi representante da Câmara de Vereadores no Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina.
Suas principais causas são educação pública gratuita e de qualidade, autonomia das universidades públicas, saúde pública, saúde mental, emprego e renda, moradia, cultura, meio ambiente, agricultura familiar e agroecologia, Reforma Agrária.
Atua em defesa, especialmente, das periferias, juventudes, negros e negras, idosos, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIAP+, trabalhadores e trabalhadoras.

Elisa Alexandre