O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (11), da inauguração do centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex da Stellantis, em Betim (MG) e aproveitou a ocasião para exigir respeito do presidente norte-americano Donald Trump. 

Desde o início do mandato, em janeiro, Trump ameaça tarifar diversos parceiros comerciais em até 25%, a fim de proteger e estimular a indústria norte-americana. 

O chefe de Estado estadunidense ameaçou tarifar em 25% o aço brasileiro e foi alvo de críticas de Lula após bate-boca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar esse país”, afirmou o presidente. 

A declaração foi feita no contexto da importância do investimento em educação, ciência e tecnologia, que serão, segundo Lula, as margas do governo. 

“O Brasil não quer ser apenas exportador de minério de ferro, de soja, de milho. A gente quer exportar inteligência, conhecimento, porque é isso que vai dar ao Brasil a grandeza que o Brasil necessita”, defendeu. 

Lula ressaltou ainda que o Planalto está investindo em educação de tempo integral, que já conta com um milhão de alunos matriculados e deve subir para três milhões até o final do governo, além da construção de mais seis institutos federais em Minas Gerais.

Sobre o centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex, lançado pela Stellantis, o presidente da República se mostrou contente com o fato de que a empresa está disposta a trabalhar de forma alinhada com o governo e seguir as regras do país, além de impulsionar o conhecimento científico e tecnológico. 

Em 2024, a multinacional anunciou investimento de R$ 30 bilhões no país até 2030, para o lançamento de 40 produtos desenvolvidos com tecnologias voltadas à descarbonização.

Já o centro inaugurado nesta terça-feira será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão e tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem. 

De acordo com as expectativas do governo, a parceria deve gerar 1.500 empregos diretos e outros 13.500 empregos em toda a cadeia de produção.

Lula informou ainda que o BNDES aprovou verba de R$ 274 bilhões para contribuir com a inovação tecnológica da Stellantis, empresa responsável pelas marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/03/2025