Metade dos brasileiros perde oportunidades de trabalho por falta de habilidades digitais

Cinco em cada dez brasileiros já recusaram ofertas de trabalho por não possuírem habilidades digitais, segundo pesquisa da Locaweb em parceria com a Conversion.

O levantamento apontou que dificuldades como analisar métricas, criar um site ou produzir conteúdo para redes sociais são comuns.

Desafios mais comuns no ambiente digital

A análise de dados é a competência mais difícil para 51,2% dos entrevistados. Além disso, 46,8% relataram dificuldades para vender infoprodutos, como e-books e videoaulas.

Criar um site ou blog também é um desafio para 44,8%.

Outros obstáculos incluem transmissões ao vivo, que 44% não sabem realizar. Já 31% dos participantes disseram ter dificuldades em criar formulários online.

A pesquisa também revelou que 50,8% dos entrevistados enfrentam barreiras ao integrar contas digitais a outras ferramentas. Além disso, 26,4% não sabem criar um e-mail profissional, enquanto 46,8% não dominam a venda de produtos digitais.

Impacto da falta de habilidades digitais no mercado de trabalho

A ausência de competências digitais afeta diretamente a empregabilidade. Metade dos entrevistados afirmou que já perdeu oportunidades por não se sentir preparado para atender às exigências do mercado.

Nos próximos meses, a expectativa é de que profissionais que dominam inteligência artificial (81%), gerenciam anúncios em múltiplas plataformas (57,2%) e sabem analisar dados (45%) tenham mais chances de se destacar.

Para suprir essas demandas, muitos trabalhadores buscam capacitação em inteligência artificial. Segundo o estudo, 70% dos entrevistados afirmaram ter aprimorado pelo menos uma habilidade digital recentemente com o uso de ferramentas como ChatGPT, Meta AI e Deepseek. Essas plataformas oferecem tutoriais, recomendações e correções personalizadas.

Metodologia da pesquisa

O estudo foi realizado com 500 brasileiros adultos, conectados à internet e residentes em todas as regiões do país. O índice de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Os participantes responderam a cinco perguntas sobre suas dificuldades digitais, os impactos na carreira e as estratégias adotadas para superar esses desafios.

Artigo Anterior

Trump x Universidades norte-americanas, o novo front de batalha, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Próximo Artigo

Privatização do saneamento em Manaus: um crime contra o direito à água!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!